sexta-feira, 3 de julho de 2009

INVERNO ENGORDA? NÃO! Parte I




É um mito dizer que o frio faz engordar, pois não existe comprovação científica disso. É possível ficarmos menos dispostos a sair e enfrentar o frio ou a chuva para uma caminhada ou corrida e esquecermos de reduzir o que ingerimos. É certo que para aquecer o corpo buscamos compensações: alimentos quentes, mais gordurosos, mais volume e esquecemos de sair para queimar os excessos. Ao contrário do que se pensa, nos dias mais frios, para manter o aquecimento, o corpo queima mais calorias, logo deveríamos aproveitar o inverno para emagrecer, se logramos ingerir somente o suficiente para não estocar os excessos.

Dá para emagrecer no inverno?
Sim.


Tire proveito do inverno para comer bastante legumes na forma de sopas ou ensopados magros. Eles têm vitaminas, minerais e fibras que ajudam no emagrecimento empurrando a fome para mais adiante. A rotina é consumir frutas e legumes sempre, grãos e cereais integrais que possibilitam a sensação de saciedade por mais tempo e preparações com carnes magras em pequenas quantidades.

Qual é o principal erro na alimentação no inverno?
Abusar da gordura e do açúcar nas suas escolhas alimentares.

Como resistir ao fondue, queijos e vinhos e demais tentações do inverno.


Quais são as substitutos possíveis?


Afinal, dá pra comer um pouquinho das delícias do inverno, se forem em pequenas quantidades?
O fondue pode ser apreciado na sua receita preferida - desde que a mesma seja "emagrecida", ou seja, use as versões light e diet dos ingredientes. Reduza à metade da quantidade de gordura indicada. Adote açúcar magro ou use adoçantes com sucralose. Acompanhe o fondue de carne com legumes crus, no lugar do pão. Sirva frutas no fondue feito com queijo magro como o cottage.

Bebidinhas de inverno.


Qual é a quantidade recomendada de bebida alcóolica para não engordar?


Qual delas é a menos calórica?
O consenso internacional recomenda: mulheres, 1 dose; homens, no máximo, duas. A boa indicação é alternar um gole de vinho com outro de água. Bebidas alcoólicas promovem a desidratação, logo a água é bem-vinda sempre, até mesmo alternando com o chopp.


Ademais, a água é a única bebida que não engorda.
Bebidas menos calóricas são aquelas de baixo teor alcoólico como os vinhos de 7º,9º e 11ºGL, as cervejas light e a caipirinha de saquê com adoçante sucralose, frutas e gelo. O suco de uva aquecido com cravo e canela pode ser degustado, como um bom quentão sem álcool.




6 dicas para curtir o cardápio de inverno sem somar quilos na balança.
Você acha que para emagrecer é necessário fugir das delicias quentinhas? Engana-se quem pensa que passar fome é a solução. Veja abaixo como curtir as delicias sem peso na consciência.


1-Matar a vontade sim, exagerar não! Diminua a quantidade de comida no prato.

2-Receitas à base de frutas são sempre uma ótima opção.

3-Se o Fondue for o prato da noite, durante o dia coma alimentos mais leves e com poucas calorias.

4-Não fique em jejum. Coma a cada 3 ou 4 horas por dia para não descontar tudo no fondue ou outro prato muito calórico.

5-Diga sim ao Fondue doce. A versão salgada é rica em gorduras saturadas e colesterol.

6-Vá comer fondue, faça uma escolha: salgado ou doce. Evite consumir os dois no mesmo dia..
www.minhavida.com.br







“Nosso corpo tem fome de saúde. Uma alimentação saudável não exclui os prazeres da boa mesa. Ambos procuram manter qualidade, frescor e respeito pelo sabor dos alimentos”, diz . Roland Villard -






Mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.




Até a próxima




TPM-Tudo Para Mulheres Como Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário