sexta-feira, 22 de maio de 2009

O QUE É APEGO E DESAPEGO!
















O que significa essa palavra Desapego:

No dicionário você irá encontrar o seguinte :

Desprendimento diante das coisas superficiais, das vaidades em detrimento de fatos importantes e que fazem sentido a vida. Saber dividir e compartilhar.


Eu irei falar hoje do desapego ,porque tenho percebido que muitas pessoas estão presas ao apego e não conseguem se desprender dele e muitas vezes confundem sentimento com apego, seja ele pessoa, roupas, sapatos, canetas, enfim se for listar vai dar uma lista enorme, até eu mesmo tenho apego a sapatos é um caso antigo rsrsrsr.


Para você entender melhor como trabalhar o o desapego estou postando um material escrito pelo Monge chimed que trata desse assunto, leiam e reflitam.

Já pensou em desapegar-se de seu próprio desapego
Muito se fala em deixar as coisas mundanas para trás, de sumir do mapa...
No entanto acredito que as pessoas estão se apegando muito ao conceito e pouco se desapegando do sofrimento!

Mudanças radicais em que se deixam tudo para trás, alem de precipitação ainda pode causar arrependimentos profundos. Quantas vezes já rasgamos aquelas fotos antigas, as cartas, e até mesmo jogamos fora presentes que nos foram dados em ocasiões especiais. A rebeldia não se manifesta apenas na mentalidade do período adolescente, mas pode surgir como atitudes que, erroneamente rotulamos de ‘DESAPEGO’ em prol da espiritualidade!

O caminho do desapego ou simplesmente da renúncia, deve ser amplamente entendido antes mesmo de ser colocado em prática diária, de outra maneira o radicalismo pode causar um efeito contrario, que ao invés de verdadeira renúncia, se desenvolve um forte apego à idéia de querer desapegar-se.

O significado da renúncia é amplamente explorado nas tradições religiosas de todo mundo, mas nesse pequeno contexto, o significado é simplesmente compreender que a renúncia não está relacionada à idéia de “POSSUIR”, mas o desapego diz respeito à ignorância.

Ao ignorar o fato de que todas as experiências no mundo interno da mente e externo da vida é impermanente, construímos a idéia de APEGO. Então, se você realmente quer praticar o verdadeiro sentido do desapego, renuncie a idéia de que as coisas duram para sempre, e viva sua vida observando que tudo no universo é único, transitório e em ultima análise é ilusório!

Viva com a verdade de que nada dura para sempre, e só assim de fato, estará praticando o desapego, vivendo a vida numa boa sem pressa de acabar, simplesmente porque inevitavelmente um dia tudo acaba!
Monge Chimed – Exclusivo para o Blog TPM-Tudo Para Mulheres Como Você.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário