terça-feira, 26 de maio de 2009

DEPRESSÃO AFETA VIDA SEXUAL DA MULHER













Olá minhas queridas,


Encontrei uma informação muito útil para nós mulheres :



DEPRESSÃO x VIDA SEXUAL


O desejo cai, mesmo quando ainda não há o consumo de antidepressivos
Metade das mulheres que procuram o ProSex (Projeto Sexualidade), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, sofre de baixo desejo sexual.


Entre elas, 40% estão ou já estiveram em tratamento para depressão. Até recentemente, a disfunção sexual decorrente de tratamento antidepressivo também prejudicava a adesão ao tratamento.


Nova geração de medicamento para depressão pode reverter o quadro de baixa adesão.O Estudo Mosaico Brasil, realizado em 2008, avaliou o comportamento afetivo-sexual de mais de 8.200 brasileiros, 49% do sexo feminino.


Comparando as mulheres participantes na faixa etária de 41 a 50 anos em tratamento para depressão com aquelas que não estavam em tratamento, observou-se que havia 22,6% delas com inibição de excitação sexual entre as que estavam em tratamento, contra 15,4% entre as que não estavam.


"A depressão causa desânimo e desinteresse geral, além de afetar a produção e a liberação de hormônios sexuais, o que interfere diretamente sobre a libido feminina", afirma Carmita Abdo, que estuda o comportamento e os problemas sexuais em homens e mulheres há mais de três décadas.


Até recentemente, a disfunção sexual decorrente de tratamento antidepressivo também prejudicava a adesão ao tratamento. Estudos demonstram que a disfunção sexual atinge de 30% a 70% dos pacientes que tomam antidepressivos.


"Há uma nova geração de medicamentos que minimiza esse efeito indesejável, o que pode contribuir para aumentar a adesão ao tratamento", afirma a psiquiatra. "Isso significa um grande avanço, pois a interrupção prematura da medicação pode levar a um aumento de casos de recorrência dos quadros.
Nem tudo está perdido.
TPM-Tudo Para Mulheres Como Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário