segunda-feira, 3 de maio de 2010
Células-tronco presentes em cosméticos
A utilização de células-tronco ou células-mãe em cosméticos é um novo horizonte e um revolucionário caminho que se abre para se potencializar os tratamentos estéticos.
A partir de pesquisas, surge uma gama de possibilidades para tratamentos aplicados. No Brasil, uma das primeiras iniciativas foi à criação do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual, em 2001, uma instituição virtual que desenvolve estudos para terapias celulares.
Células-tronco são células indiferenciadas com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
Como as células mantêm a capacidade reprodutiva durante toda a vida do indivíduo, a qualquer momento poderiam tornar-se utilizáveis em relação à necessidade de seu aproveitamento em um determinado processo regenerativo.
A medula óssea é uma região extremamente rica nessas células e, por isso, frequentemente usada como fonte de células-tronco transplantadas.
Cientistas acreditam que as pessoas envelhecem porque, com o tempo, as células-tronco perdem a capacidade de repor outras células que são vitais para que os órgãos se mantenham jovens e saudáveis.
Segundo os estudiosos americanos, seria possível retardar o envelhecimento com a substituição dessas células através de transplantes ou outras técnicas.
As recentes pesquisas e a evolução cosmecêutica trazem ao mercado produtos com capacidade de agir nas células-tronco da derme e epiderme.
Os componentes promovem a estimulação e multiplicação dessas células, propiciando a repovoação no tecido e preenchimento natural das rugas.
O desafio da ciência é conservar o potencial de multiplicação celular por mais tempo já que, por meio desse processo, há o aumento das chances de preservação do estado jovem das células e, consequentemente, da pele.
A inovação científica permite que a cosmética use a tecnologia como sua aliada para promover saúde, bem-estar e beleza a todos.
Dra Joyce Rodrigues
Especialidade: Farmacêutica bioquímica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário