segunda-feira, 29 de março de 2010

CADA ANO QUE PASSA ELA FICA MAIS JOVEM-parte I



Você não precisa ter síndrome de Peter Pan para conquistar a juventude eterna. A solução é mais simples: repaginar o cardápio. Siga os mandamentos adaptados do livro Age Erasers for Women (Manual anti-idade para mulheres, ainda sem tradução no Brasil), da editora Rodale, que edita a WOMEN’S HEALTH americana. E adote alguns alimentos indispensáveis para sua faixa etária. Você vai se sentir jovem e maravilhosa por muitas décadas!


1ª Lei
Coloque cor no cardápio
Os antioxidantes são aquelas substâncias que dão aos tomates, por exemplo, o vermelho radiante, e aos brócolis um verde vibrante. Mais importante do que isso: são os componentes que mantêm as rugas bem longe do seu rosto e evitam, ainda, que o colesterol obstrua suas artérias. Mas eles não param por aí. Quando o assunto é o combate ao envelhecimento, os antioxidantes servem como uma armadura para o organismo. Esses super-heróis nutricionais amenizam o estrago causado às células pelos radicais livres, responsáveis pelo surgimento de rugas e manchas até câncer e doenças cardiovasculares. “Eles são capazes de reverter os danos celulares relacionados à idade”, diz a nutricionista Bonnie Taub-Dix, porta-voz da Associação Dietética Americana.

Como existem diferentes antioxidantes para combater problemas variados relacionados ao envelhecimento, aposte na variedade. O melhor caminho para reacender as velinhas que você apagou nos últimos anos é incluir frutas e vegetais coloridos no cardápio. Por exemplo, frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, ajudam a manter o funcionamento cognitivo e motor. Já os brócolis contêm componentes que auxiliam na prevenção do câncer de mama.


2ª Lei
Engorde o menu
Gorduras monoinsaturadas encontradas em peixes, azeite de oliva, nozes e sementes já provaram reduzir o risco de uma série de doenças relacionadas à idade: artrite, doenças cardiovasculares, diabete, derrame, câncer e até Alzheimer. Segundo pesquisa da Universidade do Texas, nos EUA, o ômega 3 é um excelente soldado na luta contra outro problema que pode surgir: a osteoporose. Portanto, se “engordar” está fora de cogitação para você, está na hora de redefinir o significado dessa palavra. Essas gordurinhas vão beneficiar também sua aparência: quanto mais ômega 3 (encontrado em peixes gordos, como salmão), menor será o risco de ter problemas de pele causados pelo envelhecimento, pois essa gordura ajuda a evitar o ressecamento da derme.


3ª Lei
Deguste vinho tinto
Tome uma taça de vinho tinto (preferivelmente durante uma refeição, para que seu corpo absorva a bebida mais lentamente) de quatro a cinco vezes por semana. Esse hábito já provou reduzir riscos ao coração e outras doenças graves. Parte dos benefícios vem do álcool, que ajuda a amenizar as artérias inflamadas; porém, o vinho tinto — especialmente o pinot noir (um tipo de uva tinta) — é repleto de flavonoides, outra poderosa classe de antioxidantes extraídos da casca de uvas vermelhas. Não é fã de vinho? Delicie-se com suco de uva roxa orgânico, que mantém alta concentração da substância.


4ª Lei
Aposte na soja
Antiga exclusividade do cardápio vegetariano, a soja conquistou o paladar dos ocidentais e está entre as proteínas mais benéficas. Além de ajudar na prevenção de doenças como obesidade e diabetes, é rica em gorduras do bem, vitaminas, minerais e fibras. “Tem isofl avona, um antioxidante que ajuda na regularização dos hormônios e é um dos agentes no combate ao câncer”, diz a nutricionista Viviane Chaer Borges, do Ganep Nutrição Humana, em São Paulo. Se você ainda torce o nariz para incluir a soja na dieta, Viviane sugere uma saída: “O sabor do grão fica mais agradável em leites e iogurtes”.


5ª Lei
Beba chás coloridos
Você está careca de saber que o chá verde é capaz de frear o envelhecimento. Mas, se não gosta do sabor, saiba que os chás branco e vermelho, extraídos da mesma Camellia sinensis, também estão repletos de catequina, um potente antioxidante que auxilia na redução de gordura corporal e atua no combate de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Uma pesquisa com chá verde, da Universidade Nacional Cheng Kung, na China, constatou que beber um copo por dia é o suficiente para reduzir as chances de desenvolver pressão alta em até 46%. Beba mais do que isso e diminua o risco em 65%.


6ª Lei
Coma menos
Suas fotos de formatura do colégio são parecidas com as de hoje? Sorte sua. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos EUA, descobriram que mulheres que mantiveram durante a vida adulta um peso semelhante ao que tinham aos 18 anos têm 66% menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes tipo 2 e cálculo biliar do que mulheres que engordaram de 5 a 10 kg até a meia-idade. Infelizmente, apesar de todo o seu esforço, o hormônio que ajuda a manter a massa muscular no corpo se esgota à medida que você envelhece. “Por isso, mesmo se mantiver o ritmo de atividades e a mesma alimentação, ganhará até 1 kg por ano”, diz Walter Willet, um dos autores do estudo. A solução é comer menos.


Isso mesmo, pare agora o relógio biológico. Seis caminhos para você encontrar a fonte do rejuvenescimento e ficar linda e saudável por muito tempo
Por Valentina Magalhães | Foto Jonathan Kantor
http://revistawomenshealth.abril.com.br


bjus- TPM TUDO PARA MULHERES COMO VOCE

Um comentário:

  1. O seu blog esta cada dia melhor, parabêns! Tenho certeza que as mulheres estão gostando de se aventurar nas informações deste blog.

    ResponderExcluir