segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CHAI DA ÍNDIA- COMBATE O INCHAÇO















Olá minhas queridas,


Por mais que queremos não nos influenciar pela mídia, não tem jeito;você pode até não assistir a novela Caminho das Índias mas com certeza você já ouviu comentários referente ao famoso Chai que toman na Índia e na novela.
E o mas interessante que eles toman esse Chai como nós tomamos o nosso cafezinho.

Partindo do príncipio que a alimentaçao da índia tem algumas particularidades muito interessantes, fui ver qual é a receita e os benefícios que faz em nosso organismo.

Aqui em São Paulo, já tem alguns cafés oferecendo o Chai indiano, um deles é a Doceria Ofner, devido a muitas solicitações de seus clientes foi incluído em seu cardápio.

A receita pode variar de acordo com a região e a família, mas a base principal é chá preto, leite e um mix de especiarias como gengibre e canela.

"A bebida é servida quente e não exige nenhum ritual específico para ser consumida", explica o chef de cozinha Guilherme Antunes, do restaurante do Centro Cultural Indiano Himalaias, de Curitiba (PR).

Nutrientes

Quem consome o chai com frequencia, pode se valer dos benefícios que seus ingredientes proporcionam ao organismo. "As infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.


Leite
Fonte de energia, minerais e vitaminas, o alimento é supervalioso para o nosso corpo. Conhecido como uma boa fonte de cálcio, o leite é o alimento natural com maior concentração desse mineral. O cálcio é essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos , afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. O acúmulo de cálcio no organismo reduz o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose e artrite, no futuro.

Chá preto
Rico em polifenóis, susbtâncias antioxidantes, ele contribue para a saúde do coração e é um poderoso aliado da memória.

A planta assume múltiplas funções: tem ação antibactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

Sua casca apresenta atividade antifúngica e antibacteriana, além de ser considerada digestiva e antioxidante." Ela ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguinea e a aliviar sintomas da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin

Receita do chai
Ingredientes
1 litro de leite -
200ml de água -
1/2 xícara de chá preto -
1 colher (sopa) de gengibre em lascas -
5 sementes de cardamomo esmagadas -
1 colher (sopa) de creme de leite sem soro-
Açúcar à gosto
Modo de preparo:Ferver a água com o chá preto, o cardamomo, o açúcar e o gengibre. Depois que levantar fervura, deixar no fogo por mais 2 minutos aí adicionar o leite. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem. Tire do fogo, coe e sirva quente.(www.minhavida.com.br)
Aproveitem nesses dias frios para saborearem este chá e também diminuir o inchaço.
Até a próxima,
TPM-TUDO PARA MULHERES COMO VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário