sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Que é Melasma, Cloasma e Manchas Senis!Voce sabe?




Tenho percebido que no outono e inverno é quando nós mulheres procuramos as esteticistas e os dermatologistas, justamente para que resolvam o nosso problema de manchas, mas muitas vezes surgem essas invasoras em nossa pele e não sabemos o que é.
Pensando nisso pesquisei algumas informações úteis para nós e que será de grande ajuda, para não nos desesperarmos mais.

O que são Melasmas ou Cloasmas

MELASMA

Sinônimos e nomes populares:

cloasma, máscara gravídica, panos.

O que é?

São manchas acastanhadas na pele, ocorrendo em áreas expostas ao sol, principalmente no rosto e em mulheres de pele mais morena. Apenas 10% dos homens são acometidos.

Como se desenvolve ou se adquire?

A causa é desconhecida, estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormonais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormonais), uso de alguns medicamentos e fatores ambientais como exposição à radiação ultravioleta (sol e lâmpadas artificiais).

O que se sente?

São lesões (manchas) acastanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes extensas, simétricas (nos dois lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais freqüentes no rosto (bochechas, testa, queixo e acima do lábio superior), podendo ocorrer em outras áreas expostas como antebraços.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado no aspecto das lesões (manchas) e história do paciente.

Como se trata?

O mais importante é a consciência da proteção solar diária. É recomendado o uso de filtros solares, em geral potentes, e um maior cuidado à exposição solar, sem precauções, faz com que as manchas fiquem mais evidentes.

Associado a isto, existem muitas medicações clássicas e atuais para o tratamento das manchas, conforme a escolha e experiência do médico. O tratamento pode ser prolongado e difícil, necessitando muito da colaboração do paciente.

Quando ocorre durante a gravidez, pode regredir após o parto, podendo ser reativado em outras gestações.

Como se previne?

Para a prevenção, o mais importante é a consciência de proteger a pele adequadamente da exposição solar diária.

www.abcdasaude.com.br

O que são Manchas Senis

Manchas na pele se tornam mais comuns depois dos 45 anos e costumam ser chamadas de "manchas senis". No entanto, elas podem aparecer em qualquer idade, pois são resultado de excesso de sol.

"As manchas podem aparecer já por volta dos 25 anos, quando a pessoa abusa do sol. Na juventude, parecem sardas, só que maiores. São chamadas melanoses solares", explica a dermatologista Zilda Najjar, professora da Faculdade de Medicina da USP.

Outro tipo de mancha é a queratose, que adquire coloração vermelha e textura áspera. Surgem normalmente nas mãos, no rosto, no colo e no pescoço.

"Se a pessoa nunca se preocupou com as manchas, não vai mais poder escapar do tratamento médico agora", alerta Zilda.

A pele feminina também está sujeita a outras manchas, causadas pelas variações hormonais: são os cloasmas ou melasmas, que aparecem mais comumente na região do buço ou no lado do rosto.

Gravidez ou uso de pílula anticoncepcional podem causá-las e, para evitar que se tornem maiores, deve-se ficar o mais longe possível do sol.
Caso alguma mancha apresente mudança no tamanho, cor ou textura, é bom procurar um médico.

www1.folha.uol.com.br

Até a próxima
TPM-Tudo Para Mulheres Como Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário