sábado, 28 de fevereiro de 2009

SOL MARAVILHOSO SOL-




Sol maravilhoso Sol

Qual os benefícios e malefícios que esse Sol reluzente, faz para nós pobres mortais?

O sol que seríamos nós sem ele! seríamos pessoas tristes porque ele nos da alegria, seríamos pessoas beige sem cor nenhuma, pessoas com prováveis problemas de saúde, porque todos nós precisamos dele um pouco por dia, mas como tudo que é exagerado não tem um final feliz.

Adorei durante anos tomar banho de sol até ficar tostada ou na cor do pecado, mas nunca me preocupei em saber como minha pele ficaria daqui a 20 anos, pra que não é??na época eu estava adolescente linda, tudo em cima e o que importa é o hoje e nem se pensava no amanhã.


Mas nada como o tempo para nos responder e mostrar o resultado de tudo isso.
Você já parou para pensar que algumas pintas, manchas surgiram do nada hoje em você, e ai você diz: Nossa eu não tinha essa pinta aqui, não tomei sol , o que será?
Essa pintinha que apareceu do nada é o resultado daquele dia de sol na praia que você não passou protetor e sim óleo bronzeador fator 0,e ficou 8 horas virando feito churrasco na areia , se bem que pelo que você já abusou se olhar para sua pele verá que nem tanto não é amiga!

É você deve estar achando que estou exagerando, mas como tudo na vida tem jeito, você ainda pode se salvar das futuras manchinhas e pintas e se cuidar a partir de hoje, sabendo o que é:

Mito ou verdade sobre o Sol e protetor solar.

A prevenção contra os danos da radiação solar devem começar desde a mais tenra infância.

Aproximadamente 80% da radiação solar que uma pessoa é exposta ao longo de sua vida ocorre nos 18 primeiros anos.

A radiação solar possui efeito cumulativo. Assim, o efeito nocivo do sol sobre a pele é observado na fase adulta e é o maior fator de risco para envelhecimento precoce e desenvolvimento do câncer de pele na fase adulta. Os danos ocasionados não podem ser revertidos.

Para prevenir danos futuros, é importante que a educação com relação ao sol comece cedo. Os Pais devem estimular o uso de protetores desde a primeira infância, para que na adolescência esta consciência já esteja formada recomendam os dermatologistas Este bom hábito deve acompanhar a pessoa por toda vida, como escovar os dentes após as refeições.

O Dr. Guilherme de Almeida, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica alerta para alguns mitos e verdades relacionadas ao sol.


Queimaduras solares freqüentes durante a vida predispõe ao câncer de pele.
Verdade. O sol em excesso causa alterações no DNA das células, aumentando o risco de desenvolver câncer de pele.

Mesmo não estando na praia, devo usar protetor solar.
Verdade. Ele deve ser usado diariamente. O sol acelera o envelhecimento, pois causa uma desestruturação no colágeno da pele, substância responsável por manter a pele jovem.
Manchas e pintas na pele sempre tem relação com o sol.
Em partes. É preciso fazer uma investigação em cada paciente. Depende da predisposição genética da pessoa ou até com alterações hormonais, como o uso de anticoncepcionais e a gravidez. Mas o sol tem uma contribuição importante para o surgimento de manchas.
sol sem proteção ativa a melanina da pele, o que acaba causando manchas e sardas.

Pele bronzeada é sinônimo de pele saudável.

Mito. Ao contrário do que muitos pensam, a pele bronzeada está, na verdade, criando uma defesa. Com o sol em excesso, as células começam a produzir mais melanina com o objetivo de proteger a pele.

Pessoas negras não precisam usar protetor solar.
Mito. Apesar de a pele negra ser mais resistente - por ter uma quantidade maior de melanina - ninguém está livre do câncer de pele. Por isso o protetor deve ser usado sempre, e o fator mínimo de proteção é o 15.

O número do protetor solar tem relação com a cor da pele.
Mito. Independente do tipo de pele, deve-se usar sempre protetor solar de no mínimo FPS 15 ou maior. FPS é a abreviação de fator de proteção solar, e significa que, usando um filtro com FPS 15, a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer de pele.

Lâmpadas fluorescentes também fazem mal para a pele.
Verdade. Esse tipo de luz também emite raios ultravioletas. Por isso, se a pessoa fica muito tempo em um ambiente com essa luz ou muito próxima, é recomendável usar o protetor solar.

Protetores físicos como bonés e guarda-sol substituem o protetor.
Mito. Eles devem sim ser usados, mas como um complemento ao protetor solar. É ideal que o guarda-sol seja grosso para bloquear bem a passagem do sol. as Não podemos deixar de proteger

Dicas ao sol

O protetor solar deve ser aplicado generosamente com 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol;
· Aplicar em todas as áreas expostas, orelhas, dorso da mão, peito do pé, pescoço, também são importantes, evite as pálpebras inferiores e superiores;
· Proteger as orelhas, couro cabeludo ou careca, os olhos e os lábios (há protetores específicos para essa região que não devem ser dispensados) recomenda o Dr. Guilherme;
· Evite exposição ao sol durante as 11 às 16 hs durante o horário de verão e no horário normal entre 10 e 15 hs;
· Reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou conforme as após sudorese intensa ou imersão prolongada na água da piscina ou do mar;
· Usar chapéus, bonés, camisetas escuras e óculos de sol. Ao contrario do que muitas pessoas pensam, a cor escura é muito mais eficiente na proteção contra as radiações nocivas do sol. Camiseta molhada oferece menos proteção.
· Cuidado com o uso de remédios, já que alguns podem tornar a pele mais sensível ao sol;
· Atenção com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina. Preste também atenção com a luz refletida. O sol pode refletir na areia, no concreto e na água.

Protetor solar
· Verificar se o produto possui registro do MS (Ministério da Saúde)
· Comprar produtos em locais apropriados (supermercados, farmácias).
· Não juntar restos de protetores para reaproveita-los.
· Usar somente protetores solares que se encontram dentro do prazo de validade.
· Nos lábios e cabelos, usar protetores apropriados para essas áreas.
· Não negligencie a qualidade do fator de proteção solar.




Os produtos indicados devem ter sempre registro no Ministério da Saúde e se possível com proteção UVA e UVB
Serviço:
1. Anthelios XL FPS 50+ - facial créme teintée
2.
Spectraban T -- FPS 30 - cor de base
4. Sunblock protetor labial - FPS 30
5. Mary Kay - FPS 15
6. Episol Oil Free - FPS 45
7. Solar Expertise - FPS 30
8. Nívea Kids - FPS 30



Texto:Selma Roberta
Fonte: www.wmulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário