domingo, 3 de abril de 2011

A TRIPLA JORNADA DE TRABALHO DA MULHER

A tripla jornada de trabalho da mulher
Adriana R. Queiroz
Muitas transformações vêm acontecendo no mercado de trabalho e uma delas é o destaque do papel da mulher no mundo dos negócios. Elas têm conquistado, cada vez mais, seu espaço através de sua competência, dedicação e empenho, não medindo esforços para encarar novos desafios.
Percebe-se que a mulher tem contribuído muito para o mundo empresarial de forma talentosa, pois alcança grandes vitórias e resultados. Além de conquistar sucesso e reconhecimento. Em contrapartida, a mulher enfrenta a dura realidade de conciliar três funções: a profissional, a esposa e a mãe.
Administrar essa “tripla jornada” de trabalho, com a exigência da sociedade em ser bem sucedida nas três atribuições, não é tarefa fácil. Para assumir essa missão sem stress, desgaste físico e emocional é necessário o apoio de todos os envolvidos, o que na prática nem sempre acontece.
A mulher é vista como a responsável por administrar as atividades do lar, como organizar a casa, cuidar das roupas da família, fazer compras, educar os filhos, responsabilizar-se pela alimentação, higiene, entre outras funções. Porém, essa situação tende a mudar nas próximas gerações.
Os filhos de hoje perpetuarão uma nova cultura, muito mais equilibrada com relação às responsabilidades profissionais e domésticas das partes envolvidas. Essa mudança de mentalidade é missão da mulher, que deve reformular seu contexto familiar e inserir uma nova postura dentro de casa fazendo, assim, com que todos se sintam envolvidos nas responsabilidades domésticas. Então, entrará em cena um novo lar, onde o homem (marido/pai) e os filhos passarão a compartilhar com a mulher (esposa/mãe) a rotina doméstica.
Essa nova postura deve extinguir, definitivamente, a atual e famosa “tripla jornada” de trabalho da mulher e garantir o respeito e o sucesso dos relacionamentos.

TPM E VOCÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário