segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MULHER NO VOLANTE,PERIGO CONSTANTE!



Mulher ao volante: mitos e verdades
Muito do que se diz sobre elas não tem fundamento
Viviane Biondo - Jornal do Carro

SÃO PAULO - Quem nunca viu uma barbeiragem no trânsito e fez questão de ultrapassar o tal carro só para ver a cara do motorista? E quando é uma mulher que está ao volante, há quem não perca a chance de justificar com uma piadinha. Mas, de acordo com especialistas, há motivos científicos para rever o (pré) conceito, ainda polêmico, da suposta falta de habilidade delas ao volante.

Segundo César Ades, do Instituto de Neurociência e Comportamento da USP, há diferenças entre os cérebros feminino e masculino que podem, sim, influenciar na desenvoltura ao volante. Mas estas não são definitivas. "Dificuldade de orientação é um exemplo. No entanto, o treino leva à rapidez de raciocínio e o desempenho pode ser o mesmo para ambos os sexos."

Outro argumento é cultural. Para Denise Castro, professora de neurologia da PUC-SP, é esperado que a mulher tenha menos habilidade e experiência. "Por isso é mais fácil encontrar mulheres que até fazem piadas do que consideram falta de talento."

Há ainda as que têm desempenho superior ao masculino. É o caso da piloto e instrutora de pilotagem Helena Deyama. "Sempre me interessei pelo universo automotivo. O que percebo é a falta de informação e medo de algumas motoristas."

Para o neurologista Gerson Ballester, a diferença está no estilo de guiar, que é uma questão cultural. "Para eles, dirigir é conquistar o mundo. Para elas, é tê-lo consigo."

Elas se perdem facilmente: MITO
O homem se esforça para mostrar que consegue chegar sozinho a locais desconhecidos. A mulher não se incomoda em pedir auxílio. Elas não têm dificuldade de orientação.

Elas sofrem de cegueira noturna: MITO
A dificuldade feminina de enxergar bem os obstáculos à noite não é comprovada cientificamente e não faz com que as mulheres deixem de guiar quando há pouca luz . E tem mais: "Acidentes à noite são geralmente causados por homens. Elas costumam redobrar a atenção", explica Sebastião, da Porto Seguro.

Elas fogem de vagas difíceis: MITO
Homens e mulheres sempre vão optar pela facilidade. Nada tem a ver com o suposto campo de visão inferior ou dificuldade espacial.

Dificulade com alertas do painel: VERDADE
"Elas costumam ter menos familiaridade com o carro desde a infância, além de vê-lo mais como finalidade, explica o especialista em clínicas automotivas Gerard Muro. "A exigência é que os alertas no painel sejam claros e indiquem o que fazer em caso de problemas."

Mais lentas: VERDADE
Por isso, elas até se envolvem mais em colisões, mas com menor gravidade. "Cerca de 30% dos acidentes provocados por homens levam à indenização integral", explica Marcelo Sebastião, diretor de Automóvel da Porto Seguro. São estilos de direção diferentes, mais e menos arrojados.


E fiquem sabendo que agora nós temos um site totalmente voltado para as mulheres no volante, com dicas, artigos e tudo que diz respeito aos veículos de quatro rodas e duas rodas, ele é:


http://www.mulheraovolante.com.br/ vejam como ele nasceu:


Valéria Zoppello, além de pilotar o Mulher ao Volante, é piloto de automobilismo profissional, produtora, atriz, apresentadora e adepta de esportes radicais. Ufa, de onde sai tanta energia?

Eliana Malizia nasceu em São Paulo, é treinadora física e moto-repórter da seção Rota do Charme, da revista Moto Adventure. É geminiana e viciada em esportes radicais, pratica boxe, corrida, ciclismo e outros esportes.


Em 2006, recebemos da jornalista Isabel Machado um artigo para ser publicado no Portal Carro Novo (que publicamos aqui, e acreditamos deva ser lido por todos), no qual questiona a discriminação sofrida pelas mulheres quando o assunto é trânsito.


Desde então, passamos a questionar a pouca importância que os sites automotivos dão às mulheres e às suas opiniões sobre veículos.

Procuramos durante os últimos anos, a fórmula ideal para que as mulheres pudessem ter a atenção que merecem nessa área, porém, não tínhamos a intenção de que isso acontecesse apenas através de um espaço no portal Carro Novo, e sim, em um espaço único.

Com o “Mulher ao Volante” acreditamos ter encontrado essa fórmula, pois ele veio para suprir a lacuna existente no mercado brasileiro, carente de um site automotivo dedicado exclusivamente às mulheres e que atenda a todas as suas dúvidas sobre veículos automotores.


Nossa proposta é que ele seja interativo e dinâmico, dentro do conceito Web 2.0, ou seja, terá participação ativa e on-line das usuárias e estará atento às críticas e ao que o público feminino está procurando, adaptando-se rapidamente às necessidades que surgirem, com o objetivo de estar sempre à frente no atendimento desse público.


O portal é dirigido pela Valéria Zoppello, colunista e piloto de automobilismo profissional, atriz e produtora, com 18 anos de experiência na área publicitária e em TV.
Aproveitem este site é muito interessante.
Até a Próxima
TPM-TUDO PARA MULHERES COMO VOCÊ

Um comentário:

  1. Boa tarde, D. Valéria Zoppello

    Adoramos o seu site... nós da Dirigindo Bem - Centro de treinamento para habilitados - acreditamos que as mulheres devem trocar muitas experiências que ajudem a desmistificar alguns "rótulos".... vamos indicar o seu site em nosso blog. obrigada equipe Santo Amaro

    ResponderExcluir