domingo, 26 de julho de 2009

Os Ponteiros da balança não mudam de lugar,efeito Platö



Quem já passou por uma dieta rígida na luta de eliminar alguns quilinhos indesejáveis, e no início é maravilhoso voce se pesar e ver que o ponteiro está se movimentando a seu favor, mas de repente ele não se mexe mais, ah que desespero!!!!!estou fazendo a dieta certinha, os exercícios corretamente,tomando dois litros de água !!, nossa que dedicação, e o que será que está dando errado,ou estou fazendo de errado?.
Nada minha querida, voce não está fazendo nada de errado, é que simplesmente seu organismo está entrando no efeito PLATÖ , e voce sabe o que é isso?:
O seu organismo não está se adaptando a uma situação a ele imposta. A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô.

Por mais que você siga todas as regras para emagrecer, testadas e aprovadas pela ciência, em um determinado momento seu peso pode se estabilizar. Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando. Também não vale malhar em dobro.

O grande vilão na luta para perder peso é o seu próprio corpo.

Hormônio que engorda

Nesse boicote corporal contra a perda de peso existem vários hormônios que atuam sobre o metabolismo (processo da transformação das calorias em energia) e que defendem bravamente o organismo das privações. O principal deles é a leptina, produzida principalmente pelo tecido gorduroso. Como ela tem o poder de estimular no cérebro a sensação de saciedade, compromete o resultado da dieta caso deixe de atuar. Com a redução dos estoques de gordura e, consequentemente, com a baixa produção de leptina, capaz de interromper a comilança, a tendência é que você esteja sempre disposta a atacar brigadeiros, trufas e afi ns. Resultado: além de não emagrecer mais, pode recuperar os quilos perdidos. “O corpo sabe como interromper a queima de gordura e não faz nada para impedir o armazenamento da mesma”, diz Thiago Volpi. Como vencer esse desafio? Persistindo na dieta. Com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis de leptina mais baixos e volta a dar sinais de saciedade mesmo que você coma moderadamente.

Um outro aliado que voce pode ter a seu favor se fizer certo e a academia, nosso organismo se acostuma depois de um determinado tempo com os exercicios feitos na academia, entao mude sempre as suas series Às vezes, basta fazer mudanças sutis naquele exercício (ou treino) que você tanto gosta. “Diminuir o tempo de descanso entre as séries, aumentar o peso, intercalar um exercício de pernas com uma sequência para costas ou, ainda, aumentar a inclinação da esteira. Na verdade, qualquer alteração ajuda a estimular o organismo”, diz Guilherme Arnone, professor de musculação da academia Cia. Athletica, em São Paulo.

Geralmente, quando a perda de peso ultrapassa 1 quilo por semana, é provável que o organismo vá buscar energia nos músculos, o que faz com que eles percam volume. Portanto, uma boa estratégia contra o efeito platô é preservar a massa muscular. Melhor: procure incrementá-la. Junto com a dieta, faça musculação ou ginástica localizada com carga. “Quanto maior a massa magra, mais calorias o corpo utiliza espontaneamente”, diz Paulo Muzy, ortopedista, especialista em fisiologia e biomecânica aplicadas ao exercício, da assessoria em atividade física Performance com Saúde, em São Paulo.


Mas ,o mais importante nao desistir de seu objetivo, segue algumas dicas para nao sair da linha:

Truques que funcionam Caso o platô comece a boicotar seu projeto de emagrecer, mantenha a calma e seja persistente. Só não desista! Fernanda Fernandes, gerente nacional do grupo de reeducação alimentar Vigilantes do Peso, diz como vencer o desânimo e até usar o platô como um trampolim

• Coloque na cabeca que tudo pode ser superado, inclusive o plato. Nao mande mensagens para o cerebro do tipo "nunca consigo perder mais de 5 quilos". Com uma nova estrategia de combate a gordura, voce sempre vai perder outros quilinhos, mesmo que demore um pouco.


• Procure fazer sua dieta junto com alguma amiga ou em grupo de emagrecimento (Vigilantes do Peso, Meta Real, Peso Ideal...). O apoio de outras mulheres nas mesmas condições que você é essencial. Os estudos mostram que quem tenta emagrecer em equipe tem 30% mais chances de sucesso. E o que é melhor: não recupera os quilinhos perdidos.


• Que tal criar um blog, contando a sua experiencia? Quando surge o desanimo, voce vai lembrar do que ja passou e como venceu o obstaculo daquele momento.


• Se goste. Parece cliche, mas saber se valorizar e dar a volta por cima quando cair em tentacao e um vitoria que estimula voce em outros momentos de fraqueza.


• Nao se mate em cima de uma esteira. Isso vai provocar mais ansiedade. A dica e criar desafi os no treino que possam ser superados. Se voce caminhava 4 quilometros em meia hora, tente andar 5.


• Cansou? Pare, beba um pouco de agua e, entao, continue o exercicio. Lembre-se: voce nao e uma atleta, mas uma mulher que respeita seus limites e que tem consciencia de que pode vence-los.


• Nao suba na balanca diariamente, pois nao existe mudanca real em 24 horas. Quer se pesar? Faca isso a cada semana e, mesmo assim, saiba que seu corpo pode estar melhor sem que a balanca indique a mudanca. Afinal, esse equipamento nao sabe a diferenca entre gordura e musculo.


• Melhor do que se orientar pela balanca, e tirar as medidas com uma fita metrica. Mesmo sem alteracao de peso, a cintura pode estar mais fininha e isso vai dar um novo animo na sua vida.


• Parar de comer e um erro. Em vez de tirar mais alimentos do seu prato, substitua aqueles que voce ja vem comendo ha algum tempo por outros de igual qualidade. Esta farta de peito de peru? Ataque de atum ou use algum suplemento tipo whey protein (proteina em po do soro de leite).


A Juliana Paes está bem na fita? Bom para ela. Mas, como ninguém é igual a ninguém, nada de querer ser igual à moça. Você precisa ter em mente que o grande êxito é melhorar o corpo que tem.www.boaforma.abril.com.br.
Boa Sorte
.

TPM-Tudo Para Mulheres
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário